sábado, 26 de dezembro de 2009

El País Semanal - 06Dezembro09

Poucas vezes nos é dada ver tanta coisa interessante, com significado histórico, num só jornal. Neste caso, numa revista que acompanha um jornal, como é o caso presente.

Neste número (o 1732) El País Semanal apresenta (a ordem é minha) uma série de artigos, reportagens, etc., que vou referir mais abaixo. Cumprimento o jornal, felicito-o por este número da sua revista semanal, e rogo aos seus responsáveis que procurem manter (e mesmo melhorar) a linha de qualidade que têm mantido. Rogo-lhes que, em relação à América Latina e ao Terceiro Mundo em geral, procurem evoluir para uma postura mais isenta e rigorosa. É preciso ter presente que nem tudo o que lá se passa é mau, mesmo quando não alinha pelas posições dos EUA ou da União Europeia.

Vamos ao El País Semanal, de 06Dezembro09:

Así sufrimos el cambio climático - texto e fotografias de Mathias Braschler e Monika Fischer. Apresenta-nos 30 exemplos de situações de gentes afectadas pelas alterações climáticas, em 15 países, da Suiça e da Espanha, até ao Mali e à Austrália. São agricultores que não conseguem colheitas por causa da seca, ou que têm as casas e as culturas destroçadas por inundações e tempestades, no Mali e no Tchad, ou no Bangladesh e em Cuba. É Kiribati, um país com assento na ONU a ser submerso pelo mar. São os glaciares a desaparecer na Suiça, e os gelos subterrâneos na Sibéria. São os pinheiros das Montanhas Rochosas, nos EUA a serem dizimados por uma praga de escaravelhos, agravada pelas temperaturas relativamente amenas no Inverno. Percebe-se claramente os problemas que estão a ocorrer um pouco por todo o mundo. É uma resposta forte aos que persistem em negar o impacto das alterações climáticas.

El abogado del diablo - por Jurgen Schreiber. Fotografia por Dieter Mayr. Sobre o advogado Fritz Steinacker, defensor de alguns dos maiores criminosos de guerra nazis. Assente num meticuloso trabalho de investigação, dá um resumo da vida deste homem que agora conta 88 anos, e alguma luz sobre os seus métodos e motivações. Pessoa discreta, e sem dúvida que dotado de grandes qualidades de trabalho, pertenceu ao partido nazi desde os 17 anos, e combateu na força aérea, tendo sido condecorado em Janeiro de 1945 por actos de grande valor. Sem dúvida que acredita que a maioria dos crimes dos seus constituintes foi cometida em obediência a ordens, e que isso constituiria uma justificação de peso. Hoje é uma pessoa conceituada, que encabeça um escritório de advogados de Frankfurt, parece ser respeitado pelos seus concidadãos, dirige uma colectividade desportiva da cidade e pertence à ala liberal da CDU O artigo também refere os crimes cometidos pelos nazis que Steinacker defendeu (alguns de grande notoriedade e colossais responsabilidades em torturas e matanças, como Josef  Mengele, Aribert Heim e Viktor Capesius), sendo que alguns ainda têm processo aberto no escritório de advogados, e  aborda  ainda os percursos de  vida que fizeram depois da guerra.

El secreto de Jackie - por Douglas Thompson, com fotografias de Settimio Garritano. Para alguns, o interesse principal deste trabalho estará nas fotografias de Jacqueline Kennedy Onassis sem roupa, e noutras poses descontraídas. Mas para as pessoas mais sensatas acharão com certeza interessantes os elementos que permitem entender melhor o que faz com que uma bela mulher da alta sociedade, conhecidíssima, viúva de um Presidente dos EUA, sem dúvida inteligente e culta, vá casar com um milionário grego, vinte e tal anos mais velho, de reputação controversa. A complementar este trabalho vem um texto de Maruja Torres, La viuda del mundo, que recorda os episódios trágicos que afectaram a vida de Jackie  (1929-94).

A revista traz mais artigos de interesse, como uma entrevista com o cineasta Fernando Trueba, uma reportagem sobre um pastor chamado Marcos, que viveu na Serra Morena dos 7 aos 19 anos (entre 1953 até 1965) sem contactos humanos, convivendo com os animais (em Outubro de 2010 sairá o filme Entrelobos, de Gerardo Olivares, sobre este caso), outra reportagem sobre a actriz Felicity Huffman (da série da TV Mulheres à beira de um ataque de nervos, e várias colaborações, das quais destaco Delitos legalizados, da coluna La Zona Fantasma, do escritor Javier Marías (esse mesmo, o filho do filósofo Julián Marías) Este aborda um tema interessantíssimo, o dos responsáveis políticos acusados de corrupção e que, apesar disso, vêem as suas votações aumentarem em actos eleitorais sucessivos. Trata-se de um tema que em Portugal conhecemos bem e que, pelos vistos, em Espanha é a mesma coisa.

Sem comentários: