quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Trouble Along the Way

Trata-se de um filme de 1953, realizado por Michael Curtiz (1886-1962), realizador de origem húngara, cujo filme mais conhecido é sem dúvida Casablanca, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Este filme, Trouble Along the Way, que se estreou em Portugal em Junho de 1954, no cinema Império, com o título Barreiras Vencidas, causou-me bastante impressão quando o vi.

Era bastante novo na altura, já não me lembro do ano. Salvo foi no Odeon, esse velho cinema da Rua do Condes, onde costumavam passar filmes cor de rosa. Este não é bem desse tipo. Trata-se da história de um treinador de futebol americano, já veterano, alcoólico, traído pela esposa, e que luta para conservar a filha, ainda novita, e com um jeito grande para o futebol americano. O papel é desempenhado pelo John Wayne, de quem eu era fã nos meus anos de juventude. O filme tem imensas peripécias, o treinador veterano é alvo de acusações sobre a contratação de jogadores, cujos pormenores já não sou capaz de precisar. Ficaram-me a relação do pai com a filha, a interpretação do John Wayne (soberba! quem disse que ele era mau actor?) e dos restantes, destacando-se Donna Reed e Charles Coburn.

Acho que John Wayne, como actor, era condicionado por vários factores, como a estatura e a carranca pesada. Mas conseguia, neste filme, transmitir uma sensação de fragilidade e de emotividade nas relações afectivas, não condizente com a imagem que deixou. Muitos outros não seriam capazes daquela interpretação. Pesou, é claro, no seu trabalho, a excelência do realizador.

Os elementos que aqui utilizei recolhi-os na Cinemateca e no IMDB - Internet Movie Database.

Sem comentários: