quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Filosofia de Kant, por Émile Boutroux

Acabei de ler ontem o livro acima. Trata-se de um conjunto de escritos do filósofo francês (e historiador da filosofia) Émile Boutroux (1845-1921), sobre a vida e obra de Emmanuel Kant (1724-1804), publicados em 1926, postumamente. 

A tradução portuguesa, da responsabilidade de Álvaro Ribeiro, é de fraca qualidade.  O título é Kant, simplesmente. Foi editada pela Editorial Inquérito Limitada (lê-se na ficha técnica que o editor foi Francisco Lyon de Castro), na  colecção Cadernos Culturais, com o número 77. O número da edição era o 18 077/0023. Corresponderá ao ano de 1977? 

Os escritos que integram o livro, e correspondem cada um a um capítulo, foram claramente escritos em alturas diversas. O último, o VI, intitulado Influência de Kant, terá sido escrito para a Grande Enciclopédia (francesa, claro) em 1895. Apesar das deficiências da tradução, e da pouco cuidada revisão do texto, julgo que uma leitura atenta consegue dar-nos uma ideia da importância da obra de Kant, nomeadamente no que respeita às relações entre a moral e a ciência, e também sobre o que é  a metafísica, começando pela compreensão do que esta realmente é, e qual o seu papel.

Os capítulos são seis (para além de uma curta introdução, sobre a filosofia de Kant, e o seu papel na filosofia em geral, e na filosofia alemã em particular), com os títulos seguintes:

I - Biografia
II - O período antecrítico
III - A crítica
IV - A doutrina metafísica
V - As aplicações da doutrina metafísica
VI - Influência de Kant

O exemplar que li pertence à Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira. A cota é BRT* 14 Kant.

Sem comentários: