quarta-feira, 5 de março de 2008

Nick Hornby - How to be Good

A semana passada conclui a leitura deste livro de Nick Hornby. É um inglês de cerca de 50 anos, já com várias novelas publicados, e que também escreve outro tipo de trabalhos.
How to be Good é realmente excelente. Trata-se da história da crise que afecta um casal com dois filhos ainda crianças, ela médica, muito ocupada, e ele, sem emprego, candidato a escritor, completamente falhado. Ela tem uma aventura, e, com o impacto, toda a família tem de reanalisar a situação em que vive. O marido resolve dedicar-se a fazer o bem à sua volta, chegando mesmo a querer escrever um livro, em colaboração com um indivíduo que acolhe em casa, sobre como ser bom (How to be Good).
É um livro muito terno, cheio de humor. As pessoas tratam-se o melhor que podem, sem deixar de fazer muitos disparates. Tendo em conta a bonomia que enche toda a obra, é tremendamente real, e descreve-nos muitas situações perfeitamente possíveis no nosso dia a dia. O grau de humanidade dos personagens, sobretudo dos quatro elementos da família, é altíssimo. A trama está muito bem estruturada, e prende-nos cada vez mais, à medida que se avança na leitura. A compreensão dos personagens entre si é fantástica, sem cair no exagero. Denota que o autor, ele também, deve ser uma pessoa com muita compreensão pelas pessoas que o rodeiam, e não só. Interessantes, as referências ao posicionamento político e social dos intervenientes. Muito curiosa a confrontação com os jovens sem-abrigo.

Sem comentários: