segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Meyrink. Der Cardinal Napellus

Li, numa edição da Editorial Presença, colecção A Biblioteca de Babel, Der Cardinal Napellus, de Gustav Meyrink. Foi no domingo, dia 20 de Janeiro, no combóio do Porto para Vila Franca de Xira. A tradução é de Maria Jorge Vilar de Figueiredo.

A Biblioteca de Babel é uma colecção de literatura fantástica dirigida por Jorge Luis Borges. Foi editada por Franco Maria Ricci. Jorge Luís Borges seleccionou e prefaciou as trinta obras incluídas nesta colecção.

Gustav Meyer, que alterou o seu apelido para Meyrink, nasceu em Viena em 1868. Morreu em Starnberg, na Baviera, em 1932. A sua obra mais famosa foi Der Golem. Der Cardinal Napellus inclui mais dois contos, J. H. Obereit Besuch bei den Zeitengeln e Die vier Mondbruder.

Na introdução, Borges diz que Meyrink acreditava que o reino dos mortos penetrava no mundo dos vivos e que o nosso mundo visível era incessantemente invadido pelo outro mundo, invisível.

1 comentário:

QZ disse...

Calhou bem a recente tradução destes contos de Gustav Meyrink. "A Noite de Walpurgis" e "O Golem" (que, com sorte, ainda se encontram) valem muito a pena. Um escritor que estava para lá do fantástico, vivia no fantástico.