sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Aprovado um plano para salvar Daimiel e o Guadiana

Do El País de 24 de Outubro, traduzo um artigo de M. R. S., Madrid, com a devida vénia (pág. 42). Parece-me um assunto extremamente importante. Veja-se o que ficou dito há dias sobre o Alqueva. Apesar da distância a que Daimiel fica da fronteira portuguesa há que ter muita atenção com esta situação. Assim, traduzo:



A seca e a sobreexploração de que sofre a zona do Guadiana pode terminar. O Governo e a Junta de Castela-Mancha aprovaram ontem um plano de 3.000 milhões de euros para recuperar o aquífero, muito afectado pelos anos de cultivo intensivo de milho e outras explorações.

O Plano Especial do Alto Guadiana tratará de recuperar, entre outros alvos, o Parque Nacional das Mesas de Daimiel, que se mantem artificialmente com água do Tejo e com a extraída por bombas do subsolo. Para isso pretende-se reordenar os usos dados à água do Guadiana.

A ministra do Meio Ambiente, Cristina Narbona, anunciou ontem que se vão comprar direitos de água para melhorar a situação do aquífero pelo valor de 40 milhões de euros. Uma acção que permitiria "a manutenção das actividades agrárias sustentáveis". A ministra assegurou que, no fim da legislatura, serão compradas mais de 900.000 hectares que contribuirão para a recuperação das Mesas de Daimiel. Para além do parque, beneficiarão com este plano 169 municípios (569.535 habitantes), segundo a Junta.

Sem comentários: